Escola no Córrego São Roque do Estevão é nomeada Bento Piont Kowsky

Projeto foi aprovado por unanimidade na 57ª Sessão Ordinária, ocorrida na noite de terça-feira (07). Dia 08 de novembro marca os 15 anos do falecimento do Sr. Bento Piont Kowsky.

08 de novembro de 2023 às 10h08.

Por Cléber Sabino - Assessor de Comunicação (DRT-ES 0141)
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br - Tel.: (27) 99962-1857

Os vereadores de Vila Pavão aprovaram na 57ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei Legislativo n° 08/2023, que denomina a Escola Municipal Pluridocente de Ensino Fundamental (EMPEF), localizada no Córrego São Roque do Estevão, de Bento Piont Kowsky. O projeto foi aprovado por unanimidade. A homenagem se originou de uma indicação de autoria do vereador João Trancoso e da vereadora Neusdete Rossini Moreira. Esta quarta-feira, dia 8 de novembro, marca os 15 anos do falecimento do Sr. Bento Piont Kowsky.

História

O Sr. Bento Piont Kowsky nasceu em Córrego Santa Júlia, município de Santa Teresa/ES, em 14 de abril de 1928, filho de Thomaz Piont Kowsky e Ancelmina Esperandio Piont Kowsky, sendo o quarto filho do casal. Aos 22 anos de idade, mudou-se para o Córrego do Estevão em Vila Pavão-ES, onde conheceu Ilda Alves Piont Kowsky, com quem se casou e teve 11 filhos.

Em 1961, quando quase ninguém tinha acesso à educação, o Sr. Bento Piont Kowsky, morador do Córrego do Estevão, vendo seus filhos, sobrinhos e todas as outras crianças sem acesso à escola, procurou as autoridades para solucionar o problema.

Uma grande dificuldade era a ausência de profissional para alfabetizar aquelas crianças devido à distância. Todavia, o Sr. Bento mais uma vez mostrou a solução e disponibilizou sua casa para hospedar e arcar com a alimentação das professoras que quisessem assumir o compromisso.

Naquele mesmo ano foi autorizada a primeira turma de 1ª série que por falta de estrutura funcionava na casinha chamada de canônica, no pátio da Igreja Católica (São Roque), tendo como mestra Laura Flores, a primeira professora.

Não parando por aí, no ano de 1963 o Sr. Bento conseguiu apoio das autoridades e ganharam a construção de uma escola chamada na época de “Grupo Escolar”, onde o Sr. Bento fez doação do terreno e ajudou na obra. Também recebeu em sua casa mais uma normalista, como eram chamadas as professoras da época, essa se chamava Reny.

Avanço da educação

Os anos foram passando e a educação continuava a avançar. Vieram várias professoras que passaram pela escola e também pela casa do Sr. Bento. A família as recebia com muito carinho, podendo citar: Maria Messias, Maria de Lourdes, Maria do Carmo, Margarida Contarato, Ida Campana, Marlene e outras.

Vale lembrar que naquela época o Sr. Bento era um dos poucos que possuía veículo, sempre se disponibilizando a transportar as professoras até a cidade mais próxima, quando havia necessidade.

Construção de uma escola maior

Com o tempo as coisas foram se ajeitando e construíram uma escola maior. Foi nesse período, em meados do ano 1978 que o Sr. Bento juntamente com sua família mudou-se para outro endereço, uma localidade conhecida como Chapadinha, onde, lá chegando e vendo que as crianças daquele local sofriam com o mesmo problema, procurou a prefeitura daquela localidade, qual seja, Nova Venécia/ES, e mais uma vez demonstrou sua generosidade e preocupação com a educação, doando um excelente terreno para a construção de uma Escola Família Agrícola.

Homenagem póstuma

Escola essa que abriu seu auditório para que fosse velado seu corpo em 8 de novembro de 2008, quando partiu desta vida, deixando como exemplo a honestidade, generosidade e dedicando sua vida a serviço de muitos, merecendo, pois, esta homenagem.