Iniciativa do Legislativo pavoense homenageou os senhores Elpidio Jusuel Simonassi, Orlando José Rodrigues, José Lourenço Coelho e Valdemiro Schmidt, figuras que contribuíram para o desenvolvimento do município. Confira!
Por Cléber Sabino - Assessor de Comunicação (DRT-ES 0141)
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br - Tel.: (27) 99962-1857
A Câmara de Vereadores de Vila Pavão aprovou, na 68ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (04), quatro projetos de leis legislativos que concedem nomes a ruas da cidade que ainda não possuíam denominação oficial. A iniciativa, que é prerrogativa do Poder Legislativo (Art. 46, XI da Lei Orgância de Vila Pavão), além de homenagear figuras ilustres que contribuíram para o desenvolvimento do município, também visa facilitar a organização urbana e a identificação de endereços pelos moradores.
Conforme destacou o presidente da Casa, vereador João Trancoso, na abertura da sessão, a atual gestão, em parceria com o Governo do ES, vem realizando trabalhos de pavimentação e drenagem de várias ruas da cidade que ainda estavam sem nome.
“Então, nada mais justo do que homenagear figuras ilustres que contribuíram para o desenvolvimento do município, perpetuando os seus nomes nessas ruas”, afirmou o vereador.
A ideia é, até o final do ano legislativo, nomear todas as ruas da cidade que ainda estão sem denominação, atualmente conhecidas apenas como ruas projetadas. Nesse primeiro bloco, foram nominadas as ruas projetadas 1, 2, 3 e 4 do Bairro Nova Munique, homenageando os senhores Elpidio Jusuel Simonassi, Orlando José Rodrigues, José Lourenço Coelho e Valdemiro Schmidt.
A sessão foi bastante concorrida e contou com a participação do Prefeito Uelikson Boone (Bolinha), secretários de governo, famílias dos homenageados e cidadãos pavoenses. Além de homenagear pessoas ilustres, a nomeação de ruas facilita o trabalho dos Correios, poderes públicos, empresas e ajuda os cidadãos a identificar endereços para que possam receber suas correspondências. Sem os nomes, é muito complicado para uma pessoa se situar em uma cidade ou se locomover. Para entender isso, basta visitar uma cidade desconhecida.
De autoria do vereador João Trancoso, o Projeto de Lei Legislativo n° 007/2024 denominou oficialmente a Rua Projetada 01 do Bairro Nova Munique como Rua Elpidio Jusuel Simonassi. Mais conhecido como “Sr. Josué”, foi uma pessoa que honrou a municipalidade. Natural de Santa Teresa/ES, filho de Frederico Simonassi e Luiza Furmigoni Simonassi, mudou-se para Vila Pavão em 1979. Casou-se com Alvazir Izabel Scalzer Simonassi e juntos tiveram cinco filhos: Geraldo Luis, José Ângelo, Maria José, Mauriete e Leila.
Seu Josué foi um homem bastante conhecido na sociedade, sendo um dos pioneiros da cultura italiana local. Foi também uma pessoa ativa na Igreja Católica Matriz, ocupando a função de coordenador, além de ter sido funcionário da Vale do Rio Doce, agricultor e comerciante. Uma pessoa querida por todos, conhecido por sua bondade, honestidade e ativismo pelas causas municipais. Faleceu em 03/02/2023 aos 89 anos de idade. Seu exemplo de garra e honestidade são notórios por toda a sociedade, merecendo a singela lembrança e homenagem.
Projeto de Lei Legislativo Nº 008/2024
De autoria do vereador Jadismar Alves de Macêdo, o Projeto de lei Legislativo n° 008/2024 homenageia o Sr. Orlando José Rodrigues, dando seu nome à Rua Projetada 4 do Bairro Nova Munique. Seu Orlando José Rodrigues nasceu em 16 de setembro de 1929, na cidade de São Manoel do Mutum, Minas Gerais. Por volta dos anos de 1930 a 1940, veio para Vila Pavão juntamente com sua família, seus pais Leopoldo José Rodrigues e Delmira Evangelina de Jesus, e seus seis irmãos. Juntos, chegaram ao Córrego do Socorro, próximo à barragem da Cesan, onde cresceu e trabalhou em vários lugares, exercendo seu trabalho de lavrador sem nunca sair do município.
Sr. Orlando produzia cestos, balaios, esteiras e outros artesanatos com o intuito de aumentar a renda familiar. Possuía também um grande conhecimento sobre raízes medicinais da mata atlântica. Em 08 de outubro de 1949, casou-se com Emília Moreira Chaves, que passou a se chamar Emília Moreira Rodrigues, com quem teve onze filhos. Em 2002, mudaram-se para a Rua Espírito Santo, onde ele se tornou conhecido na cidade. Após aposentar-se, Sr. Orlando dedicou-se cada vez mais ao trabalho artesanal. Em 2005, mudaram-se novamente para a Rua Adamastor Barbosa, no Bairro Leopoldina, onde permaneceu até 09 de outubro de 2008, quando faleceu em sua própria residência. Seu exemplo de garra e honestidade é notório por toda a sociedade, merecendo a singela lembrança e homenagem.
Projeto de Lei Legislativo Nº 009/2024
De autoria do vereador Francisco de Assis Campos, o Projeto de Lei Legislativo n° 009/2024 homenageia o Sr. José Lourenço Coelho, dando seu nome à Rua Projetada 03 do Bairro Nova Munique. Segundo o projeto, José Lourenço Coelho foi uma pessoa que honrou a municipalidade. Natural de Muriaé, Minas Gerais, filho de Francisco Lourenço Coelho e de Maria de Jesus, casou-se com Ana Maria de Jesus e tiveram cinco filhos: José Lourenço Filho, Francisco Lourenço de Freitas, Alminda Ana de Jesus, Dejanira Ana de Oliveira e João Lourenço Coelho.
No ano de 1963, com sua esposa e filhos, vieram de tropa com dois cavalos, revezando-se com os filhos e descansando à noite até o Espírito Santo. Pararam em Vila Paulista e lá ficaram por 30 dias na casa de um amigo, depois foram para o Córrego do Alecrim. Logo após, mudaram-se para Vila Pavão, onde construíram sua vida e onde o Sr. José Lourenço viveu até o dia de seu falecimento. O primeiro e único endereço do Sr. José Lourenço no município foi na atual Rua Desembargador Santos Neves, onde construiu a primeira ferraria do município, produzindo ferramentas como panelas, foices, machados, facas e outros itens. Após o falecimento de sua esposa, passou a morar com sua filha Dejanira, que residia na mesma rua. Faleceu em 07 de julho de 2001, aos 90 anos de idade.
Projeto de Lei Legislativo Nº 010/2024
De autoria do vereador José Carlos Biral (Zeca Biral), o Projeto de Lei Legislativo n° 010/2024 nomeia a Rua Projetada 02 do Bairro Nova Munique como Rua Valdemiro Schmidt. O Srenhor Valdemiro Schmidt nasceu em 08/06/1944, no Córrego do Espinho, na cidade de Colatina, Estado do Espírito Santo, filho de Germano Schmidt e Augusta Pagung Schmidt. Mudou-se para Vila Pavão aos dois anos de idade, onde a família foi morar no Córrego da Barriguda, permanecendo lá por muitos anos. Depois, residiu com sua família no centro da cidade, na Rua Espírito Santo. Sr. Valdemiro era casado com Nilza Felberg, com quem teve seis filhos biológicos (Gilmar, Adenilson, Ineida, Sirlei, Suely, Cleide e Valcyr, que faleceu com 40 dias de vida) e um filho adotivo (Lazaro). Seu falecimento ocorreu em 05 de setembro de 2014, no Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares, na cidade de São Mateus, sendo a causa da morte leucemia mieloide. Sr. Valdemiro era um senhor muito religioso, membro ativo na Igreja Missouri, na sede do município.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
Segunda a sexta-feira de 7h às 13h. Dias de Sessão das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 3753-1209
Rua Travessa Pavão, n° 63 - Centro - Vila Pavão/ES , CEP: 29.843-000 - Caixa Postal 25
cmvp@camaravilapavao.es.gov.br
Primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, com início às 17h. Em casos de feriado, a sessão é realizada no próximo dia útil